Gente... te falar uma coisa... época de Halloween é, de longe, a minha favorita no SL. Mas, mano.... outubro fazendo cosplay de agosto.... pqp! Já tô com medo da travessura do mês seja não deixar novembro chegar e amanhã ser 32 de outubro. Vai-te embora carniça!
Este ano... no meio das fantasias tradicionais... quem ganhou destaque mesmo foi o estilo "perda de conta". Nos últimos dias, desse mês interminável, a nossa rede social preferida (Facebook) foi bombardeada por pessoas informando as perdas de suas contas, muitas vezes associadas a venda de lindens. Para tentar entender o que é fato e o que é tocar terror nessa história, vamos falar um pouquinho disso.
Quando o SL chegou por essas terras (2006/ 2007), a gente levou um tempinho para compreender como ter lindens dentro do metaverso. Na época, a dificuldade de ter um cartão internacional para utilizar junto a Linden Lab, foi substituída pela compra de lindens diretamente com outros jogadores. Em pouco tempo, haviam pessoas que trabalhavam somente com venda de lindens. Em 2009, houve um burburinho de que a Linden Lab proibia a prática, e o pessoal do Mundo Linden (blog com informações sobre o universo SL... a última postagem deles foi em 2011) publicou um post informando que a informação não passava de uma fofocaria.
Aqui, vale lembrar que, em 2013, a Linden Lab startou um programa piloto de revendedores autorizados, dentro do sistema LindeX (sistema de venda de lindens), onde residentes, inscritos e aprovados pelo programa, podiam comercializar lindens entre os residentes. Na época, pessoas que não participavam do programa e revendiam a moedinha, estavam em desacordo com o TOS (Terms Of Service) da LL. Os escritórios de revenda utilizavam o selo abaixo para serem mais facilmente identificados.
A ideia desse programa era, justamente, facilitar a vida de residentes que viviam fora dos Estados Unidos. Porém, para terror de muitos, em 15/06/2015 a Linden Lab anunciou, em seu blog oficial, o fim do programa piloto de revendas, justificando que as opções de compras dos usuários já estavam ampliadas (tendo o PayPal, por exemplo, como forma de pagamento) e funcionais o suficiente para que não houvesse mais a necessidade de residentes comercializarem lindens. O fim do programa também encerraria a problemática da LL de não poder garantir segurança (origem) do dinheiro ofertado pelos players. Então, a partir de 01/08/2015 o único lugar autorizado para venda de lindens, era o próprio sistema LindeX, ou seja, o site do Second Life. Você pode conferir essa publicação clicando AQUI.
Desde então, qualquer player que venda lindens para outros players está violando o TOS, independente de onde os lindens dele venha (se de comércio próprio... se ele compra no site da lindens.... não importa! É ilegal e ponto). Aqui temos uma cirandinha... pq, quem compra lindens com outros players (e não no site oficial) também está violando o TOS. Não a toa, o repasse dos lindens, dentro do SL é feito de forma que burle o sistema: os lindens não são enviados diretamente ao player pela opção pagar... é sempre usada uma tipjar ou uma box nomeada com algum nome de produto. Dessa forma, fica mais "difícil" perceber que não se trata da aquisição de um serviço ou produto e sim do repasse de lindens comercializados.
Com isso pessoas, participar desse comércio (comprando ou vendendo lindens) é sempre por sua conta e risco. Pensando de maneira lógica, é impossível buscar um vendedor de lindens seguro porque todos, sem exceção, estão violando as regras... e, se você que compra... vc também está. "Ah Tayga, mas eu compro com fulaninho há anos e nunca tive problemas". Gente, repito: é por sua conta e risco! O fato do comércio existir, não quer dizer que ele é legalizado. Se Linden perceber a movimentação, as contas podem ser banidas e fim.
A ideia do post é impedir o comércio de lindens? Hahahaha claro que não! Eu nem teria as ferramentas necessárias para sequer imaginar uma coisa dessas. Quem vende vai continuar vendendo e quem compra vai continuar comprando.... e todos nós vamos seguir nossas vidas virtuais fazendo aquilo que queremos. Minha intenção aqui é só mostrar a narrativa sobre o citado comércio, para que você, entendendo melhor a dinâmica da coisa, fique ciente para escolher fazer parte ou não, e não se deixe levar por conversas e/ou postagens que levem você ao erro de acreditar que tal vendedor pode vender e tal vendedor não pode.
Conhecimento é poder no real, no virtual e até no imaginário. Compreendendo as coisas somos capazes de assumir os riscos com clareza. Claro que esse assunto dá margem para um outro tema.... os golpistas. Pessoas que recebem o dinheiro real na conta bancária e somem na hora repassar os lindens. Mas, isso é assunto para outro post. No mais, continuem indo com minha cara.
Em tempo.... estamos de template novo... vc notou? Pois é! Em breve o Senhor do Hell vai dar as caras por aqui em postagens e numa coluna só dele. Não perca!
Um xêro.
POSE: :: Peppers :: Couple #182
Skin Fantasy: VELOUR: Kyong Fantasy for Evo X + VELOUR x VENUS for LEGACY (GHOST/SLIM)
Chifres: [HD] HorneyJacob Horns
Língua: [DeadBoy] Darknia Tongue
Corte no pescoço: Izzie's - Evo X - Slit Throat + Splatters darker
Braços: CURELESS[+] Pneuma Arms
Pernas: CURELESS[+] Femoris Legs
Máscara: [Bad Unicorn] Sup Mask
Terno: [Elementtare] Collins Shirt -03
Calça: [Elementtare] Collins Pants -03