Se você está atenta ao seu Facebook, deve ter visto, no seu feed, mais uma acusação de Copybot.
Esse print foi retirado de um perfil que traz o que seriam algumas das vítimas do suposto crime. Antes, a Dead Doll já havia relatado que um dos seus produtos, exclusivo para o evento Collabor88, foi copiado e disponibilizado num evento de final de semana da loja acusada.
Eu conheci a CULT justamente num evento de final de semana, no Happy Weekend da Access. Eu me apaixonei na hora pelos itens impecavelmente bem feitos e maravilhosamente texturizados. Meu inventário está lotado de itens de lá. Fazia a festa a cada rodada do evento.
A Cult The Darker Alternative, nome completo da marca, é um loja com estrada SL. Fuçando o Facebook da marca, a primeira publicação é de 24 de Julho de 2017. Só aí são 7 anos dentro do metaverso onde ela já chegou trazendo modelos diferenciados de sapatos. Talvez, se fosse uma loja que surgiu "ontem" essas acusações tivessem um peso muito maior (todo mundo deve lembrar o bombardeio que a Doux levou quando estreou no mercado). O que não quer dizer que o fato de ser um loja ativa há muito tempo isenta, completamente, ela de absolutamente tudo.
Toda história tem, pelo menos, dois lados... quando não, três: as versões dos envolvidos e a versão do observador. Se de um lado as marcas que se sentiram lesadas expuseram, em suas redes sociais, toda a lama presente numa situação dessas, do lado, a Cult fez uma postagem detalhada (com fotos) rebatendo as acusações, praticamente, uma a uma. Você pode conferir nesse link:
https://mycultsite.wordpress.com/wp-content/uploads/2024/07/my-files-dead-fuck.jpg?w=939
Segundo a marca, tudo não passou de um grande mal entendido. No texto há diversas afirmações que designers SL podem se inspirar nos mesmos modelos. Cita, inclusive, que dentro do SL há vários exemplos de peças inspiradas em grandes marcas da vida real (como a Nike) e que, nem por isso, os criadores são acusados de ladrões ou algo do tipo. Além do que, há muitos itens de jeans que são parecidos uns com os outros, mesmo partindo de diferentes criadores e que isso também não é um problema.
A questão é que... quando a gente vê um criador replicando uma peça da real life e trazendo ela para SL, a gente até comemora. Afinal, tudo que queremos é ter nossos avatares mais realísticos possíveis. Neste momento, ninguém para pensar que aquilo é uma cópia feita com ou sem autorização. Ninguém vai lá questionar se o criador tem um documento oficial da marca ou da modelo inspiração Pinterest autorizando àquela criação para nosso gamer. Ninguém pensa nisso! A gente compartilha, compra, posta e seguimos felizes da vida.
Contudo, quando é um criador do SL que apresenta uma peça semelhante, igual ou parecida com a de outro criador SL (desconsideramos aqui, é claro, o uso de full perm) aí o buraco é mais embaixo. De imediato a gente aguarda para ver quem vai acusar quem primeiro. Acompanhando os posts de barraco nas nossas redes, a gente mal considera a hipótese dos dois criadores terem a mesma fonte de inspiração e, se tiveram, pensamos logo que seria impossível ambos reproduzirem os mesmos detalhes.
É muito complicado assumir um lado nessa história toda quando a gente tá observando, sem saber, em minúcias, a forma de trabalhar e o esforço de cada um. Perceba, não estou aqui defendendo quem está sendo acusada. O que quero abordar aqui é a irresponsabilidade de assumir a defesa de um lado de uma história que não conhecemos a fundo. Eu mesma republiquei, no meu Facebook, a postagem que está aqui no início desse post. Pergunto... fiz bem, mesmo sem conhecer toda a história? Provavelmente não. Porém, uso do artificio de que só seria um alerta sobre o que estava acontecendo, sem acusar ou tacar hate em ninguém.
Com isso quero dizer que é muito insensato sair fazendo comentários agressivos aos acusados de uma história que a gente ainda não tem noção de quem está certo ou errado. Podemos acompanhar, podemos até nos posicionar optando por não comprar mais nada da marca acusada até que tudo seja esclarecido. Mas, ir na loja apenas para atacar os clientes, afirmar com certeza de que o criador denunciado é um ladrão e merece ser escorraçado do mapa é quase um outro ato criminoso.
O copybot é uma realidade no SL há muitos e muitos anos (e, infelizmente, um criação brasileira) e nenhum criador está livre de ter seus itens copiados descaradamente. E se o crime for comprovado e esta ou aquela marca realmente roubou para si a criação do outro... o que você faz nessa situação? Continua consumindo da marca pq isso não é um problema seu.... ou,.. o tão falado caráter não permite que você invista em seu suado dinheiro em itens roubados? Pense nisso!
No mais, finalizo dizendo que ainda não sei quem está falando a verdade nessa história... se alguém foi realmente lesado que obtenha alguma reparação... e que se alguém foi injustamente acusado que consiga provar sua inocência. Até lá, não vou fazer o que fiz com a Doux, que levei anos sem comprar nada lá por conta das acusações que, no final, não foram comprovadas. Sigo meu caminho de consumir o que achar bonito até que tudo, efetivamente, se esclareça.
Um xêro!
Hairbase: addon+ Nubia Hairbase Black EVOX
Colar: B7 CHAIN CRUZ 3 FATPACK
Brincos: e.marie // Noemi Earrings - Silvers
Outfit: StunnerOriginals Outfit Shenna Fatpack
Tatuagem: Love is Flower Tattoo *Black [CAROL G]