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TS #993 Nera 60L? (TEXTO)


Nera 60L? Nera pra ser um feliz final de semana? Como assim vai aumentar em TRINTA LINDENS?

Pois é! A Access anunciou, esta semana, que os produtos oferecidos pelo Happy Weekend (HW) terão uma variação de preço, deixando de ser exclusivamente L$60 para ficar entre L$60 e L$90. Bastou a publicação (no Facebook) ficar ON para que a guerra fria começasse: de um lado aqueles que estão achando um absurdo um aumento nesse valor; do outro quem defende e justifica que 60L é um acréscimo de centavos. Antes de decidir qual lado da corda vamos puxar, vem aqui ler a pesquisa rasa das tretas nossas de todos os dias.

Eu já falei AQUI sobre os eventos de final de semana. A citada postagem abordou a questão de quais itens (novos ou antigos) fazem mais sentidos serem ofertados nos weekends da vida. Hoje a pegada é diferente e eu já vou avisando que o foco vai girar em torno da máquina de eventos e bom marketing que é a Access, dona e proprietária do, agora, HW ex-60L.

O mega evento Access, o de lançamentos, teve primeiro round em 12 de maio de 2018 (segundo minhas rasas pesquisas). No Facebook a primeira postagem de anúncio do evento aconteceu na página da sua criadora, Silvia Antorian, no dia 04 de abril daquele ano. Silvia, para quem nao sabe, fez o caminho que muitos de nós conhecemos: foi blogueira (blog I Love SL Fashion criado em agosto/2011), gerente de blogueiros, dona de loja (a Hiatus que começou vendendo tatuagens) e.... ao longo dessa jornada, antes de lançar o Access Event, foi formando importantes parcerias que contribuíram para que o evento já chegasse prometendo muito desde a primeira rodada:

Print de tela retirado do perfil (Facebook) de Silvia DiVaio (Silvia Antorian)

Perceba que o evento já nasceu em berço de ouro! Em 2018 marcas como a N-Core, Seul, It Girls e outras que vocês viram na imagem já eram marcas de peso por aqui. O Access já estreia como um grande evento, gerando enormes expectativas. Ainda que parecesse, para muitos, que era apenas fruto de uma reunião desprentenciosa  da panelinha de amigos (impressão essa que fez muita gente pensar que startar um evento era, basicamente, juntar meia dúzia de amigos lojistas, uma penca de blogueiros, alugar e decorar uma land), tudo foi muito bem estruturado. Foi esta boa estrutura que permitiu que o 60L$ Happy Weekend! Mainstore sales event fosse anunciado em 26/06/2019, tendo seu primeiro dia de vendas em 29 de junho do mesmo ano. 

Hoje eu não tenho como afirmar qual foi o primeiro evento com a nomenclatura "weekend" (sei que não foi o HW). Porém, tenho absoluta certeza que nenhum mexeu tanto com o SL como o HW da Access. Entenda, não estou desmerecendo nenhum outro evento desse formato. Eu sou cliente da maioria (ou de todos) deles e reconheço a importância da história de cada um. Contudo, cá entre nós, dizer que o HW é igual a todos os outros é uma falácia. O Happy Weekend é tão put@ das galáxias que faz com que lojistas não participantes do evento anunciem suas promoções por L$60 e tenham bons resultados apenas com o respingo de publicidade que cai neles na busca por produtos desse valor. Eu mesma lanço os produtos da Oh-Yes por 60L para depois colocar preço cheio. Não há, hoje, nenhum evento de final de semana que gere boas vendas até para quem está de fora dele, pelo simples fato do povo do SL fixar, em suas mentes, o valor de sessenta lindens.

Desde de junho de 2019 grandes lojistas ofertam seus produtos por 60L. E não são quaisquer produtos. Sem entrar no mérito da rabugice exigência da dona do evento (sim, a gente sabe que a vida dos designers participantes não é nada fácil lá dentro), o HW sempre se mostrou preocupado em oferecer bons itens. Itens de boa qualidade e não qualquer porcaria que foi colocada a venda mais barata porque a alpha deu erro ou pq a textura não ficou boa. Ter boas marcas no catálogo e, consequentemente, excelentes itens, sempre norteou a dinâmica do evento. Há lojas que oferecem o fatpack completinho por 60L. Gente, isso é desde 2019! Jogue limpo com você mesmo e me diga qual item da vida real você compra pelo mesmíssimo preço que vc pagava em 2019? Aqui na minha terra nem os chicletes mais vagabundos estão com o mesmo preço de 5 anos atrás.

E onde é que a vida real entra nisso? Não entra! Ela está nisso. Eu não sei em qual bolha de Nárnia você vive que ainda não entendeu que há designers que fazem do SL o seu trabalho da vida real. É desse metaverso que eles tiram dinheiro para pagar a luz, a internet, a água, o supermercado.... Não é possível que você acredite que todo mundo que cria para o SL passa dias e noites com o rabo sentado no pc apenas para oferecer roupas e brincos por diversão. Aqui o efeito é dominó: se a vida real fica mais cara, os donos dos eventos aumentam suas taxas de inscrição, os lojistas pagam mais caro para participar da rodada e aí, é óbvio, mais cedo ou mais tarde o valor final de venda vai sofrer reajuste. Leiam esse comentário da Bee Caudron (dona da Bee Designs):

"Faz anos que as promos de fim de semana estão com o mesmo preço, nesse tempo a taxa de processamento da LL foi de 1,5 pra 2,5 e depois pra 5%, marketplace de 5% pra 10% taxa para participar de eventos vários tiveram alguns aumentos nesse período inclusive o próprio HW subiu já 2 vezes desde que entrei . Na RL as coisas inflacionaram, não só no Brasil como no mundo todo, nós designers também precisamos aumentar um pouco que seja pois muitos (como eu) vivem exclusivamente do SL e nos matamos de trabalhar. Melhor ter um aumento de 30L e continuar podendo pagar um preço muitas vezes muito inferior a 50% off( no meu caso as vezes chega a 90% off) do que ver o designer que vc gosta saindo das promos de fim de semana ou mesmo fechando a loja.quem não gostar tem a opçao de ir à lojas ou eventos e pagar preço cheio pra pessoas que não participam dos eventos de fim de semana 😉"

Ficou claro para todo mundo que o aumento de 30L não é, de fato e de direito, nenhum absurdo e que, olhando da ótica de quem trabalha, isso é muito pouca coisa inclusive? Ok! Agora vamos fazer a porca torcer o rabo. No anúncio do aumento muita gente comentou e compartilhou a notícia com tristeza.... raiva... insatisfação.... deem os nomes que vcs quiserem.... alegando que uma vez que abre-se a margem da precificação, não encontraremos mais itens de 60L (o que, para mim, é muito verdade) e que isso partindo do HW, fará com que outros eventos de finais de semana sigam a mesma linha. Há quem afirme que, neste sentido, em breve se tornará impossível comprar um acessório bem legal sem gastar menos de 100L (montar um look então.... hummmm... vai ter que aguardar dezembro chegar trazendo o Days Christmas da Lelutka). Eu também concordo com isso. O The Saturday Sales que começou, em 2019, ofertando itens de 50L a 75L, reajustou a margem para 50L a 100L em março do ano passado e, desde lá, estão cada vez mais raros itens sendo vendidos por 75L. Não precisa ser um gênio de mercado de consumo para enxergar que, em breve, todos os eventos de desconto vão pegar essa mesma estrada. Ai, talvez, isso se torne um problema para àqueles que são apenas consumidores SL e vivem de comprar lindens para brincar de bonequinho. 

Lembram que eu falei, lá no comecinho que a Access é uma máquina de eventos e bom marketing? Pois então! Ano passado (acho que dezembro) a toda poderosa lançou o HW 60L no Marketplace. Esse evento ainda não tem a mesma dimensão do HW, mas não demora nada para chegar lá e fazer com que outros criem suas próprias versões. Marinahh Mayako (dona da FurtaCor) comentou, no Facebook, que ampliar a margem de preços do HW também pode ser parte de uma ação estratégica "acho é uma demanda dos designers...e parte de uma estratégia para alavancar o evento de marketplace deles, que vai continuar a 60L$". É pessoal.... aqui no SL, tal qual na vida real, ninguém dá ponto sem nó!

Bom, é isso. Eu, que sou uma consumista nata no SL, seguirei sendo cliente da Happy Weekend. Porque, manas.... eu sei o quanto me custa a ansiedade de comprar cada lançamento que eu bato o olho e amo. Se não fossem os eventos de desconto.... não ia ter venda com desconto que me salvasse de mim mesma. 

Até a próxima!


Cabeça: LeLUTKA Ora Head 3.1

Corpo: -Belleza- Gen.X - Curvy PREMIUM

Hairbase: VELOUR by addon+ Ally Hairbase Black Lel X

Make/ Batom: TOP1SALON - BOM LEON LIPSTICK  (LeL X HD Map)

Óculos:  GRAAL STORE - AEYAR MASK. 

Roupa: :::::Oh-Yes::::: 20230012 Set para UP Kawaii Love (01 a 15/02)

Pose: BellePoses Vivian


Cabeça: LeLUTKA Kris Head 3.1

Corpo: [LEGACY] Meshbody (m) Special Edition (1.6)

Skin: ROUGE - Gavin Skin. BRABOS

Hairbase: Black - Lucas Dreads. BRABOS

Camisa (interativa): [DUK] - Philippe Interactive Tanktop -Aloha

Calça (interativa): [DUK] - Thales Twill Interactive Pants // Olive

Óculos: GRAAL STORE - AEYAR MASK. 

Pose (com dinheiro): WRONG - Bento Sit Static Male Poses

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