Quando se pensa em épocas temáticas no SL... o que vem à sua mente? Natal? Halloween? Saint Patrick? 4 de Julho? Já parou para pensar que Junho é um dos meses mais temáticos deste metaverso? Está aberta a temporada de Pink Money!
Antes de qualquer coisa, já é bom esclarecer que eu não tenho como objetivo criticar nenhuma marca, evento ou designer que busca faturar uns lindens a mais com a bandeira "pride". Esse post é somente para que a gente possa observar o impacto dessa estratégia de marketing no ambiente onde somos completamente livres para sermos o que quisermos.
Diferente do mundo real, no SL não há nenhuma barreira para que as pessoas declarem seu amor a quem quer que seja. Veja bem, num local onde há famílias inteiras que começam com papai, mamãe, filhinha, filhinho, titias, cunhados e afins.... e terminam com a filha casando com o pai, o cunhado transando com a mulher do cunhado e filhinho sendo disputado por mamãe e titia... de maneira escancarada.... ninguém precisa se preocupar em explicar para as crianças as imagens de dois homens ou duas mulheres se beijando. A hipocrisia aqui é diferente.
Veneno derramado, vamos ao fato de que no mês de junho parece que todos os avatares fazem parte da comunidade LGBTQIAP+. Você chega nas lojas e elas estão tomadas pelas cores dos arco-íris!!! Nos blog's então.... putz! Mesmo aquela pessoa que fala, de maneira pejorativa "aquela sapata que fica de av masculino para pegar mulher", veste, em junho, as cores da bandeira gay. Ok! Eu tenho rótulo de hétero no peito e tô aqui toda coloridinha!!! Bota aí na minha conta que eu já me lambuzei em algumas xavascas RL e SL, (por curiosidade, é claro) e alivie a minha barra.
A pergunta aqui é: você escolheu expor ao público sua imagem nas cores da comunidade ou você foi levado a fazer isso? Perceba, diferente do natal, onde somos ensinados desde criancinha a esperar o Papai Noel chegar, o Pride Month no SL deixa explícito como as grandes marcas se unem para fortalecer determinada temática. Desde do dia que entramos, pela primeira vez no SL, vemos abóboras pipocarem no mês de outubro e reconhecemos um pouco da vida real nisso (aqui no Brasil não temos Halloween, mas gostamos da onda). Porém, a gente nem sabe explicar quando começou a era Pride por aqui. Nós, influenciadores e influenciados, apenas seguimos o fluxo. E se vc leu isso e pensou "é ideologia de gênero"... faça um favor a todos nós e cancele o seu acesso a internet para todo o sempre, amém.
As primeiras passeatas pelos direitos dos homossexuais ocorreram, nos Estados Unidos, em 1970. No Brasil, a sigla GLS (Gays, Lésbicas e Simpatizantes) bombava nos anos 90. Olhando essas datas, parece que no SL sempre existiu o Orgulho Gay. Contudo, o primeiro vídeo promovendo a luta da comunidade na Second Life Community é de 2019. O mega evento Pride At Home, com venda de itens dentro do tema, shows, exposições e etc, apareceu por aqui em 2020.
É muito provável que você nem lembre quando pegou o seu primeiro gift de tatuagem de bandeirinha colorida na bochecha. Passamos a transformar nosso dinheiro em pink money por pura influência do mercado. Os itens voltados para a comunidade LGBTQIAP+ nos foram oferecidos como apoio à causa. Então, adquirir um arco-íris, vestir, fazer imagem e postar no Facebook se tornou símbolo do apoiador do amor livre, mesmo que ainda haja julgamento sobre ser homem e usar avatar feminino ou vice versa (não falei que a hipocrisia aqui é diferente?). É o tipo de coisa que a gente só fez porque o mercado disse que era legal fazer.
Não dá para desconsiderar todo o lado positivo desse marketing. Afinal, pessoas amam pessoas, e pouco importa o que cada um carrega entre as pernas. Uma vez, na vida real, uma pessoa me disse que meu filho, na época com 7 ou 8 anos, estava com um "jeitinho de viado". Sem pensar, eu respondi "se ele for viado, vai usar o seu c* ou o dele?". Que diferença faz na minha vida se meus filhos gostam de meninos ou meninas ou dos dois? Se a pessoa é gente fina, amiga para todas as horas, leal e de bom caráter, o que importa se a noite ela come banana ou chupa manga? Assim, quanto mais se apoia o direito de ser livre, mais livres podemos ser.
Marketing e causas sociais são assuntos para matérias inteiras. Na hora de pensar como divulgar seu produtos, observem como as coisas funcionam. Faça bom uso da sua observação. Afinal, se tá todo mundo puxando a brasa para sua sardinha usando um espeto colorido, porque ficaríamos de fora?
Um xêro!
Cabeça: LeLUTKA Nova Head 3.1
Corpo: -Belleza- Gen.X - Classic PREMIUM
Skin: Not Found - Fancy Skin Sorbet (Lelutka)
Cabelo: Wasabi // Amani Pride Ed. Hair
Brincos: [Haschen] Break Free Pride
Tatuagem / Pescoço: ALT3 > Pride Neck Tattoo + Materials
Tatuagem / Barriga: Pride TaTToo Collection [CAROL G]
Top: :::::Oh-Yes::::: 2023001 GIFT
Short: Gaia - pride unzipped short//navy