Imagem da Michely Blogger mostrando como o bake on mesh fica em diferentes corpos.
Cês lembram quando a Linden Labs anunciou a chegada do Bake On Mesh.... ou, simplesmente, BOM? Salvo engano isso foi antes da pandemia.... 2019. Pois bem! Eu lembro que, no Facebook, teve quem comemorou horrores porque ia poder usar, nos corpos mesh, as antigas roupas de textura e maquiagens que comprávamos para ter sempre uma cara nova, diminuindo os custos com skin.
Teve gente também, é claro, que já tava meio sem paciência para entender o rolê e foi logo criticando a postura ditadora da LL de "querer fazer algo inútil parece algo legal, sem falar na lag que ia gerar tanta textura carregando de uma vez" (sim gente.... a pessoa escreveu exatamente isso e eu tenho o print salvo até hj).
Uma coisa que o BOM trouxe foi a sua versatilidade única de poder ser usado em qualquer corpo. Se a gente foca nas skins, percebemos que cada corpo tem seu mapa particular e, por vezes, usar um BOM feito para o corpo Maitreya num Kupra, por exemplo, pode haver algumas distorções nas extremidades (mãos e pés).
Contudo, se a gente volta o olhar para lingeries, shorts, tops, tatuagens.... dá pra perceber que o uso de elementos bake on mesh são verdadeiros coringas, uma vez que, como diz a Michely Blogger, "peças BOM não colapsam com peças mesh". Quer dizer, eu posso usar uma calcinha BOM com qualquer saia mesh, sem que as duas peças fiquem em "conflito", entrando uma na outra.... assim como posso usar meias variadas com o sapato que eu quiser. Além da versatilidade, isso traz conforto.... afinal, quem nunca evitou dançar na festinha pq aquele vestido lindo, curtinho, não veio com calcinha e vc não queria arriscar que todos os zoom se voltasse para sua xavasca?
O BOM também é uma mão na roda para nós, blogueiras, que nem sempre podemos postar fotos exibindo mamilos e prexeca, mas precisamos blogar aquele item do patrocinador do evento que consiste somente em cordas (mesh) para os braços, parte de cima dos peitos, cintura, virilhas e coxas. Nessa hora, um tapa sexo BOM e aqueles adesivos para os seios permitem que a gente faça a foto sexy sem ser barrada em todas as plataformas. Gente.... é impossível não ter itens BOM como queridinhos no seu inventário.
Além disso, itens BOM também trazem um reforço na busca incessante pelo realismo dentro do SL. As atuais skins disponíveis no mercado são, é claro, muito mais realistas do que as skins de anos atrás. E essa qualidade pode melhorar quando usamos pelos, brilhos ou mesmo poros junto com as skins. Sabemos que tais itens já eram ofertados por meio de aplicadores. Porém, eu confesso que foi depois da chegada no bake on mesh que eu comecei a apostar com mais afinco nessas opções.
Como eu não sei falar de maneira técnica do BOM, eu convidei a Michely Blogger para me ajudar nessa missão. A Mi é que é criadora da marca Tchelo's (2011), proprietária do canal de dicas e tutoriais Toxx News, além de instrutora do BAinSL (Blogger Academy in SL). Eu fiz uma pequena entrevista com ela para que a gente possa entender um pouco mais sobre o sistema bake on mesh.
Pergunta: 1. Antes de qualquer coisa, eu quero agradecer a sua participação e informar para turma do blog o seu "currículo" rsrs. Isto porque, é importante que fique claro para todos a sua bagagem quando o assunto é criação dentro do Second Life, esse é um peso fundamental para falarmos de Bake On Mesh de maneira segura. Então, bora lá! Há quanto tempo você cria para o SL e por onde perpassa a sua criatividade (moda, tutoriais, mesh etc.)?
Resposta: Obrigada pelo carinho. Eu crio há 15 anos no SecondLife todo tipo de coisa e muito curiosa eu passo por tudo isso desde moda a criação dentro e fora da plataforma. O que mais gosto de fazer é criar conteúdo informativo sobre SL no youtube e no site, mas o que preciso fazer para renda financeira é criação em moda, inclusive minha formação na RL.
2. Agora que todo mundo já sabe o que eu e tantos outros residentes já sabíamos, vamos focar nesse tal de BOM que chegou no SL em 2019 e veio como um sonho de podermos usar coisas antigas no nossos então novos avatares mesh. Qual foi a sua reação quando a LL anuncionou a chegada do bake on mesh? Você enxergou, naquele momento, como um avanço ou um retrocesso?
Fiquei tão animada, que voltei a frequentar mais o Second Life. Foi uma das melhores revoluções e utilidades que já criaram.
3.De maneira prática quais são, para você como criadora, os principais benefícios e desvantagens do BOM?
Desvantagem nenhuma. Benefícios todos.
4. E como consumidora, você acredita que há um bom nível de ofertas de itens bake on mesh? De maneira geral os criadores estão explorando bem esse campo ou tudo ainda deixa muito a desejar?
Foi pelo motivo de falta no mercado que comecei a focar mais nesse nicho. Eu comecei fazendo o que eu precisava como fashionista e não achava. Queria usar blazers, jaquetas em mesh mas eram horas procurando outra roupa em mesh que pudesse sobrepor sem sair os pedaços. Depois disso eu percebi que estava vendendo mais e pelo mesmo preço lingerie e roupa de baixo como blusa de frio e outros e então cada vez mais eu tenho criado esse tipo de produto pela demanda, fora que nunca recebi tanto feedback positivo nesses 12 anos de loja como nesses últimos 3 que faço mais peças para serem usadas com bake on mesh.
5. Nesse mar de possibilidades de corpos mesh, com seus inúmeros mapas e particularidades, você acredita haver uma preocupação, por parte das marcas de mesh body, em proporcionar um casamento perfeito entre o BOM e os itens em malha ou o suporte para criação de bake on mesh ainda nem se compara ao suporte para criação de itens mesh?
São unicamente 3 corpos atuais que não tem suporte ou preocupação nenhuma com sobreposições em camadas mesh. Eles tem o sistema BOM apenas para uso de skin, mas lingerie e tatuagem zero. Já os corpos masculinos mais usados, todos possuem esse suporte.
6. Agora uma pergunta um tanto maliciosa. É muito fácil encontrar, em bake on mesh, itens como maquiagem, tatuagem, meias e lingeries. Você acredita que toda a versatilidade do BOM nasce e morre aí e que, por conta disso, as peças BOM, em especial as roupas, jamais terão o charme e/ou realismo das peças mesh?
Não morre em nenhum lugar, lingerie que nos EUA e em outros países é chamado de roupa de baixo, não tem lugar de destaque, roupa de baixo tem que ser usada como roupa de baixo, fora que o uso de roupas em bake on mesh reduz muito o lag e a complexidade. A ideia é casar a utilização de prims + mesh + camadas classicas e não substituir uma por outra.
7. Seriam 5 perguntas, tive que estender para 6 e já cheguei na sétima hahah. Essa é para finalizar: que recado você deixa as pessoas que querem apostar suas fichas de criação no bake on mesh? Vale a pena?
É útil, e ainda vale a pena muito mais do que imaginam...Tendo em conta que funciona em todos os corpos em mesh ! Menos tempo pelo mesmo valor.
É isso! Eu espero que esse post tenha trazido para vocês um olhar bacana sobre o bake on mesh e sua colocação no mercado.
Agradeço imensamente a Michely por ter topado responder a entrevista e também por ser parceira deste blog. Muito obrigada.
foto roubada lá do perfil da Mi no Facebook
Para fechar com a chave de ouro, deixo aqui os links da nossa entrevistada, e reforço que na Tchelo's você encontra diversas opções de itens BOM para complementar seu visual de forma espetacular.
Tchelos: http://maps.secondlife.com/secondlife/LaVista%20del%20Mar/226/173/4002
Toxx News: https://www.youtube.com/@Toxxnews
BAinSL: https://www.facebook.com/groups/bainsl
Corpo: Maitreya Mesh Body - Lara V5.3
Skin: tres beau x lelutka evox - arin skin (2.5)
Poros do rosto: Izzie's - Face Pores & Capillaries (Evo X & regular BOM)
Poros do corpo: Izzie's - BOM Body Pores & Details (unpacked)
Cabelo: bonbon - aru hair (naturals)
Lingerie: Tchelo's Pasties Silver Tape
Adesivos nos seios: Tchelo's Pasties Silver Tape
Tapa sexo: Tchelo's TANGA Sex Appeal - SEQUIN