Eu preciso confessar umas coisas aqui:
1 - Os textos dessa semana estavam circulando na minha mente fazia um tempo. Finalmente eu tive tempo de escreve-los e eu estou muito feliz por isso;
2 - Escrever essas resenhas, que tem como fonte às vozes da minha cabeça e os que elas observam, permite que eu imprima minha personalidade ao meu blog e isso é surreal de bom;
3 - Oh putaquepariu que o povo acessa mesmo os post's com texto!!!! Mano, sério! São os posts com resenhas que mais dão visualizações para o blog. Vou acreditar que isso é um diferencial de peso. Fica aqui meu muito obrigado ♥
Agora, para manter o pique, se você acessou o seu Facebook (SL) nas últimas semanas, certamente esbarrou nas discussões sobre os eventos de final de semana. Como eu já disse, o mercado do SL é muito dinâmico. Houve um tempo que o termo evento nos remetia a grandes feiras (Hair Fair, Skin Fair, The Epiphany, The Arcade etc). Os grupos pequenos começaram a se ousar e, de repente, a gente já tinha dificuldade de listar os eventos que mais gostávamos. Nesse caminho muitos não tiveram sucesso e muitos outros seguiram firme e forte.
Quando todo mundo estava envolvido em montar seu próprio evento, alguém pegou uma ideia muito antiga e remodelou. Faz muitos anos (muitos mesmo) que uma então amiga, me chamou para uma sala que reunia itens das mais diversas lojas por um preço promocional (muito baixo). Toda semana os itens eram trocados (queria lembrar no nome do lugar). Naquela época, a ideia era que blogueiras pudessem comprar itens para utilizar em suas postagens e, com isso, promover as lojas. Como o item era comprado, era opção da blogger colocar a land da loja ou não (nunca colocar a land do quarto). Valia a pena quando você comprava um item de uma loja que você já estava de olho. Isso atendia a ter link da postagem do produto quando vc se aventurava na inscrição. É minha gente, essa velha noob aqui já viu foi coisa.
Voltando ao tema do post, com a explosão de mais diversos eventos, foi preciso ter algo que diferenciasse um pouco. Ao invés de eventos de 15 e/ou 30 dias, que exigem (na maioria) um item exclusivo, as vendas de finais de semana trouxeram o encanto de comprar um item, não necessariamente novo, de uma marca legal por um preço muito abaixo do mercado. Os convites enviados aos designers levam a informação "itens novos não são exigidos", é mais importante mesmo que sejam itens vendidos a valor X para que o desconto do final de semana tenha sentido.
Como tudo que dá certo por aqui, a coisa expandiu e hoje contamos com uma infinidade eventos que trazem a sua versão "weekend". Nossa! São muitos mesmos. E como tudo que dá certo por aqui também, lá vem a discussão do "isso pode" e "isso não pode". Há uns meses atrás (ou talvez ano passado) eu li uma postagem raivosa no Facebook, onde um consumidora achou um absurdo vê, no final de semana, o item que ela havia comprado na loja por L$299, sendo vendido pela bagatela de L$60. Segundo ela, fazia poucos dias que ela havia comprado o item (que havia sido lançado há uns 3 meses.... eu fui conferir na época). Um desaforo!
Nas última semanas, a discussão ganhou força. Afinal, quando um criador pode colocar o item da sua loja a preço promocional num final de semana? Há quem sugira que o criador faça um novo item para cada rodada de promoção que ele participe. Com isso, o item seria lançado no final de semana e, depois, seria vendido a preço normal na loja. Assim, os consumidores teriam que ficar de olho nos "weekend" para pegar as novidades no precinho. Resta saber se o criador vai ter pique criativo, tempo e disposição para, toda semana, criar um item novo.
Na outra ponta, alguns enxergam que não há necessidade de se criar um novo item para cada rodada, desde que o criador respeite um tempo mínimo para baratear seu produto. Essa corrente afirma que, quando o criador lança um item novo num evento e, ao final deste, coloca o mesmo item num evento de final de semana, há uma desvalorização da marca e os clientes começam a perceber que vale mais a pena aguardar o final do evento (onde o item pode custar 500 dinheirinhos) para comprar, no final de semana seguinte, o mesmo item por 50L - 99L. Até aqui eu concordo e admito que eu mesma canso de fazer isso (aguardar o fim de um evento). Nesse formato, qual o tempo médio seria ok para se baratear um item? 6 meses? 1 ano? 3 meses? 10 dias?
Eu voto na opção do item ser lançado por um preço baixo e depois ser vendido a preço normal. Ô cretina, tu mesmo não falou que isso exige pique e tempo? Disse! Por isso, no meu mundo ideal, os criadores não participariam toda semana (todas as rodadas), bastava 1 ou 2 por mês, a depender do ritmo dele. Além de ganhar fôlego para criar novos lançamentos, esse caminho ia permitir uma rotatividade muito maior das marcas, o que acabaria de vez com a nossa sensação de "vixe, eu não já comprei esse batom semana passada?".
Na outra opção, um tempo razoável para mim (para baratear um item) seria um ano mais ou menos. Coleções mais antigas, itens que vão parar no fundo da loja... esses sim, poderiam ser vendidos mais baratos. Talvez seja mais tranquilo porque é um caminho que vemos na vida real. Nossos celulares são a prova viva disso... quando lança custa um pack dos nossos órgãos mais saudáveis.... com o passar do tempo basta um rim e você compra o aparelho. Agora, lançar um item por L$599 num evento e dali a 15 dias colocar por L$60 é servir uma dose de raiva. Não vamos subestimar os clientes.
É isso amores! Opinião que ninguém pediu está dada e podemos seguir acalorando as discussões.
Obrigada pelo carinho e até a próxima!
Cabeça: LeLUTKA Gaia Head 3.1
Skin (Fifty Linden Fridays / L$50 / 09/set): [Heaux] Sweetie - Cloudy *Velour Tone
Cabelo (Fifty Linden Fridays / L$50 / 09/set): . Doe . Vickie . Flux .
Top e calcinha::: Believe YBS ::007 SET
Rede desfiada por baixo do top (Fifty Linden Fridays / L$50 / 09/set): AsteroidBox. Shredded Nets
Unhas: :::::Oh-Yes::::: 2022035 Nails